Quem sou eu

Minha foto
Um vagabundo do infinito. Por ter iniciado minha vida artística na ditadura sempre utilizei pseudônimos. Poeta da chamada "geração mimeógrafo". Colaborei em alguns jornais e revistas, criei e editei a revista "Energia", o programa de rádio "Solitário nunca mais", atuei e/ou dirigi diversos espetáculos teatrais, entre eles: "Teatro relâmpago Show", "Curso para Contemporâneos", "O Labirinto", "Noites em Claro", "Vida Acordada", "A Improvisação da Alma" e "Dorotéia". Criei e dirigi o grupo de pesquisa teatral "Vagabundos do Infinito". No momento além do single "Canção ao coração de Andressa" estou lançando o álbum musical "Misturadinho" em parceria com Paulo Guerrah e JMaurício Ambrosio.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

FORMATANDO


O Brasil no séc XXI
É lindo ver que o povo brasileiro chegou finalmente ao século XXI. Milhões de pessoas nas ruas, nas capitais e no interior, dando um basta para esse Sistema corrupto e falido. Não os governantes, esses são corruptos e riquíssimos.
O que está acontecendo é algo novo, um movimento de civilidade contra o Sistema. Um Sistema inoperante e corrupto. Sem bandeiras, sem líderes, via Internet. Ninguém está entendendo porque é novo. É do século XXI, não está nos manuais de política. Estão todos assustados e sem saber o que fazer. Enquanto isso mandam a polícia com todo o seu aparato baixar a porrada. Isso é velho, já sabemos como é.
A dita “esquerda” está perdida, a “direita” também. Benvindos ao século XXI. Rasguem seus manuais que eles não dão mais conta do que está acontecendo. Não sei se vai adiantar todo esse trabalho de contrainformação que vocês estão fazendo na internet. Já vi muita coisa. Alguns idiotas, meio burrinhos, até lhes ajudam repostando. Estão tentando descaracterizar e acabar com o movimento. Afinal de contas ano que vem tem eleições presidenciais.
Enquanto escrevo esse post, estou com o face ligado e acabei de ver que está chovendo material nesse sentido. Estão acusando a população nas ruas de fascistas!!! Piraram? Ah! Esqueci, o governo é de “esquerda” logo, quem está contra... Entendi a lógica. A burguesa Dilma (tem mais de um milhão em bens só no seu nome, sem contar a família. O Lula idem.) que ontem declarou apoio ao movimento das ruas, hoje deve ter retirado, depois que a multidão chegou tão pertinho de seu palácio. Não fosse a polícia... A mesma polícia que a prendeu nos tempos em que era terrorista e assaltava bancos. Que ironia, não? Foram os tempos que mudaram ou foram as pessoas? Hoje quase a Bastilha caiu. Só não faça como Maria Antonieta, presidente, não mande que eles comam brioches, ou que andem de carro porque o transporte está ruim. Já sabemos que não dá certo. É mais antigo ainda.
A violência desmedida com que atacaram a população em várias cidades, principalmente no Rio de Janeiro, intimida, sim, ninguém gosta de levar porrada e bomba. Mas será que pensam que vai resolver? Também é tática do século passado. Não resolveu lá, acham que vai resolver agora? Vão declarar Estado de Sítio? Matar, torturar? Não se desesperem, o mundo mudou e o Brasil está mudando. Mudem também, venham para o século XXI. É irreversível.
Para mim, que também nasci no século passado e que passei minha juventude sob uma ditadura, agindo contra ela (mas não assaltei nenhum banco), isso tudo também é muito novo e diferente. Ainda assim, como tem muita gente não entendendo picas do que está rolando, vou tentar formular o que captei dessas manifestações.
Os brasileiros estão de saco cheio de viver mal, em um país onde nenhum serviço público funciona bem. Em um país onde oligarquias e verdadeiras quadrilhas (vide STF) estão instauradas no poder nos roubando há anos impunemente. Roubando muito. Todos sabemos. A informação é rápida e não mais controlada pelo governo. Então o que se quer é simples: serviços públicos que funcionem, hospitais, escolas, segurança, transportes e justiça. Só isso. E comida na mesa, porque sem essa não dá nem pra conversar. Mas com essa gente toda roubando, fora os 50 bilhões anuais que a gente gasta para sustentá-los, não está rolando nada disso. É só resolver esses assuntos que fica tudo em paz. Simples assim.

Agora, o que tem indignado mais, fora a roubalheira e a impunidade, é a valorização do supérfluo quando não se tem o básico. Então essa é uma revolta (talvez chegue a uma revolução, não se sabe) de civilidade. Não tem ideologia. Não adianta ficarem acusando de direita ou de esquerda que não vai pegar. Isso não está nos manuais antigos, mas é fato. Fato novo, fruto da era da informação livre. E foram aqueles malditos hippies quem proporcionou isso. Aqueles que a esquerda chamava de alienados. Que ironia, não? O Capitalismo ajudou vendendo avidamente seus produtos que acessavam a informação livre. E os nerds fizeram que a informação continuasse circulando livremente. E deu nisso no século XXI. O Brasil está sendo reformatado. Atualizado para a versão 2.1.


Ps.: A Banda Legal não é tão legal assim, mas cabe bem aqui. Um "Momento Brega" para quem se lembra do "Solitário Nunca Mais". Papo pessoal, deixem assim.