Quem sou eu

Minha foto
Um vagabundo do infinito. Por ter iniciado minha vida artística na ditadura sempre utilizei pseudônimos. Poeta da chamada "geração mimeógrafo". Colaborei em alguns jornais e revistas, criei e editei a revista "Energia", o programa de rádio "Solitário nunca mais", atuei e/ou dirigi diversos espetáculos teatrais, entre eles: "Teatro relâmpago Show", "Curso para Contemporâneos", "O Labirinto", "Noites em Claro", "Vida Acordada", "A Improvisação da Alma" e "Dorotéia". Criei e dirigi o grupo de pesquisa teatral "Vagabundos do Infinito". No momento além do single "Canção ao coração de Andressa" estou lançando o álbum musical "Misturadinho" em parceria com Paulo Guerrah e JMaurício Ambrosio.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

NADA SERÁ COMO ANTES

 


Esta é uma reflexão sobre o que está acontecendo e o que pode vir a acontecer. Me baseio em notícias e fontes confiáveis sobre a pandemia e tento projetar o desenrolar dos acontecimentos.

            Se você está achando que com o início da vacinação está tudo sob controle e é só uma questão de tempo, sinto dizer que há grande probabilidade de você estar errado. Tempo é o que não temos. Estamos numa corrida contra a pandemia e estamos perdendo.

            Como a pandemia atingiu o mundo todo temos que pensar em termos mundiais. Precisamos rapidamente vacinar senão os 8 bilhões de pessoas, algo em torno dos 6 bilhões mais ou menos. Muito rapidamente, e não é isso que está acontecendo. Se isso vier a acontecer vai levar dois anos ou mais e esse é o problema.

            Já nos deparamos com diversas mutações do vírus, algumas mais agressivas e mais mortais. Foram detectadas pessoas contaminadas com duas cepas de vírus simultaneamente, o que pode ajudar a novas e imprevisíveis mutações. Vírus têm por característica sofrer mutações e os do tipo Corona o fazem com muita facilidade. Os vírus da gripe, também do tipo Corona, estão aí pra não me deixar mentir. O vírus da Covid19 está espalhado no mundo todo e em um ano já sofreu algumas mutações e continuará mudando.

            Algumas dessas primeiras mutações talvez as vacinas deem conta, mas podem surgir novas mutações para as quais as vacinas não sirvam. E o ciclo se repete: novas pesquisas para adaptação ou criação de novas vacinas, mais tempo para produção das mesmas e mais tempo para vacinar todo mundo. Enquanto isso o vírus vai se modificando e ceifando vidas.

            Para piorar a Covid19 tem muitos aliados: as companhias de aviação, que foram as aliadas de primeira hora, ajudando a levar o vírus rapidamente a todas as partes do mundo; os seres humanos idiotizados: negacionistas, irresponsáveis, egóicos, indisciplinados, e os inacreditáveis “anti-vacina”. Tem ainda o turismo além das atividades básicas que não podem parar como o comércio de alimentos, remédios e demais necessidades urbanas e econômicas essenciais. Além de péssimos e despreparados governantes. Ou seja: o vírus está ganhando a corrida com grande vantagem.

            Conclusão: podemos estar entrando em um ciclo de pandemia x vacinação; nova pandemia x nova vacinação que pode se estender por muitos anos, até que uma de duas coisas venham a acontecer: ou que a população seja reduzida a tal ponto que a produção de vacinas e vacinação possa ocorrer num tempo muito curto, acabando assim com a pandemia ou que se produza uma vacina milagrosa, muito eficaz contra o Corona e suas mutações e então se consiga vacinar a maior parte da população mundial. O que dá para depreender de tudo isso é que essa situação vai se estender ainda por vários anos e as, no momento, imprevisíveis consequências podem vir a ser ainda mais catastróficas. Acostumem-se com o “novo normal”.

                                                                                                    Pomar 29/01/2021