Quem sou eu

Minha foto
Um vagabundo do infinito. Por ter iniciado minha vida artística na ditadura sempre utilizei pseudônimos. Poeta da chamada "geração mimeógrafo". Colaborei em alguns jornais e revistas, criei e editei a revista "Energia", o programa de rádio "Solitário nunca mais", atuei e/ou dirigi diversos espetáculos teatrais, entre eles: "Teatro relâmpago Show", "Curso para Contemporâneos", "O Labirinto", "Noites em Claro", "Vida Acordada", "A Improvisação da Alma" e "Dorotéia". Criei e dirigi o grupo de pesquisa teatral "Vagabundos do Infinito". No momento além do single "Canção ao coração de Andressa" estou lançando o álbum musical "Misturadinho" em parceria com Paulo Guerrah e JMaurício Ambrosio.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Parece que no Japão ainda é assim...


Ontem escrevi o que chamei de um não-poema sobre a tragédia de Santa Maria. Nele faço um contraponto com o Japão, com a cultura japonesa que preserva a honra, a dignidade e onde as pessoas se sentem envergonhadas por maus feitos a ponto de elas próprias se punirem inclusive com o suicídio em alguns casos. Disse que não sabia se ainda era assim no Japão de hoje, em vista da ocidentalização do país.
Creio que fica claro que falo de um Japão idealizado, quase fictício, embora fundamentado nessa cultura da honra que faz parte da tradição desse povo.
Para minha surpresa, hoje, um dia após eu escrever e publicar meu texto, na verdade cerca de oito horas depois, ao ler o noticiário pela internet, me deparo com essa notícia publicada no G1, sobre uma cantora que raspou a cabeça e postou um vídeo onde, em prantos, pede desculpas por seu ato, de ter "ficado" com um rapaz. Parece que isso era vedado às integrantes da banda à qual a jovem pertencia.
Foi uma grande coincidência. Embora eu não entenda nada da língua japonesa e não saiba o que ela disse no vídeo. Fico feliz de ver que no Japão as pessoas ainda prezam a honra, a dignidade e têm vergonha na cara inclusive para assumir seus erros.
Se você quiser ler a matéria do G1, o link é esse: http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/02/cantora-japonesa-raspa-cabeca-como-castigo-por-passar-noite-com-jovem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário